Parceria inédita entre Voluntários do Sertão e Força Aérea Brasileira realizará próxima edição do mutirão de saúde e social na região Amazônica.

 

Pela primeira vez em sua história, Voluntários do Sertão oferecerá sua estrutura de atendimentos, exames e procedimentos para população que vive em áreas isoladas da região Amazônica

 O mutirão de saúde e social Voluntários do Sertão realizará sua próxima edição, a 21ª, na isolada região Amazônica. O projeto acontecerá em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB), que já apoia a realização das ações do mutirão há mais de 14 anos, mas exclusivamente com a viabilização do transporte dos profissionais voluntários até a área de atuação.

 

Desta vez, a FAB convidou a Organização Voluntários do Sertão para unir conhecimentos e estrutura para a realização da próxima edição do Exercício Excelsior, uma ação realizada pela própria Força Aérea Brasileira. “A proposta é que o Voluntários do Sertão participe com estrutura, profissionais voluntários e nosso conhecimento, afinal são 25 anos realizando ações sociais itinerantes pelo Brasil”, explica Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho, Presidente do Voluntários do Sertão.

 

A ação estava programada para acontecer em junho de 2024, no entanto, após as fortes chuvas que causaram muitos estragos no Rio Grande do Sul, o projeto foi cancelado momentaneamente para que a FAB concentrasse seu apoio nesta ação emergencial. Agora, já remarcada, a ação acontecerá de 12 a 28 de junho e será realizada em duas etapas:

 

 Etapa 1 – A partir do dia 12 de junho

Juntamente com a equipe da FAB, um grupo menor de profissionais da equipe do Voluntários do Sertão, cerca de 20, carregados com parte dos equipamentos, insumos e itens da estrutura iniciarão os atendimentos percorrendo com balsas toda a região ribeirinha, começando por Santarém (PA).

 

O destino desse grupo será Breves, também no Pará, cidade localizada na Ilha do Marajó. De Santarém até Breves, essa equipe de balsa irá oferecer atendimento às comunidades ribeirinhas dos municípios que intermediam os dois pontos.

 

 Etapa 2 – De 25 a 28 de junho

Um segundo grupo de voluntários, cerca de 150 profissionais, já estará em Breves com estrutura montada para fixar ponto de atendimento e unir forças com os profissionais que vieram da balsa e chegam à cidade de Breves para integrar a equipe de atendimentos.

 

 Balsa

Durante a primeira etapa, a equipe itinerante passará por áreas de difícil acesso, transportados por uma balsa. Em seguida, esta mesma equipe irá se encontrar com os demais voluntários no município que irá encerrar a ação, Breves. A ação passará por: Santarém; Monte Alegre, Almeirim e Breves (todos no Estado do Pará).

 

“A proposta é um pouco diferente do que costumamos fazer, mas extremamente necessária para suprir as necessidades específicas desta região. É uma grande ação que está trazendo a parceria entre nossa Organização e o Governo Federal, por meio da FAB, para viabilizar acesso à atendimentos de qualidade para a população da região amazônica”, destaca Dorinho.

 

Com 25 anos de história, o projeto Voluntários do Sertão já realizou quase 500 mil atendimentos, exames e procedimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para isso, contou com a participação de mais de três mil profissionais voluntários de diversas áreas, entre médicos, dentistas, enfermeiros, advogados e outras.

 

Agora, com esse convite especial da FAB, faz parte da 2ª edição da missão Excelsior, que em 2023 aconteceu também na região amazônica, centralizando os atendimentos em Barcelos (AM). Por meio do Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, utilizando acesso com baldas, os atendimentos foram oferecidos de forma itinerante por comunidades mais isoladas.

 

Exercício Excelsior

É uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo, mobilizado para o atendimento especializado em saúde às comunidades de difícil acesso, através da Ação Cívico-Social (ACISO).

 

Voluntários do sertão

A Organização Voluntários do Sertão nasceu do sonho do baiano Doreedson Pereira, mais conhecido como Dorinho, que aos 14 anos deixou sua cidade natal, Alegre, distrito de Condeúba (Bahia), em busca de oportunidade profissional. Se estabeleceu em Ribeirão Preto, cidade do interior de São Paulo e com muito trabalho conquistou o próprio negócio.

 

Com o tempo, Dorinho queria fazer algo maior pelas pessoas do sertão de onde nasceu. Reuniu alguns amigos e no Natal do ano 2000 levou brinquedos e cestas básicas para as famílias do distrito de Alegre. Ele ainda nem sabia o quão grande seus sonhos chegariam, mas esta foi a primeira ação do que hoje conhecemos como: Voluntários do Sertão.

 

Desde então, o projeto cresceu, se fortaleceu e virou referência. O mutirão – agora de saúde e social – Voluntários do Sertão reúne profissionais voluntários de várias áreas assistenciais para oferecer de forma gratuita atendimentos médicos, odontológicos e sociais para pessoas que vivem em regiões de extrema vulnerabilidade social.